sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Os tambacus do Pesqueiro Primavera

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014


Amigos, estou com algumas matérias atrasadas, mas tentarei postá-las antes do Carnaval. Começarei com uma pescaria realizada no Pesqueiro Primavera de São Joaquim da Barra - SP no dia 07/12/2013. Nesse dia, fomos em cinco pescadores: Eu, Hilton, Raimundo, Paulo Roberto e Lucas Costa.


Logo que chegamos, o proprietário William começou a tratar dos peixes com ração. Aproveitei para filmar o momento e brincar usando um equipamento leve, mas não consegui retirar nenhum exemplar. Observem no vídeo a agitação dos exemplares:


As capturas começaram devagar, com fisgadas apenas de peixes de couro como pincacharas e os fortes jundiás-onça, atacando as iscas de salsicha, muçarela e calabresa.




Meu tio Paulo tirou o primeiro redondo do dia usando ração no fundo.

Isquei um pedaço de muçarela e arremessei na margem oposta buscando uma pirarara, mas acabei fisgando um belo piauçu pela barriga.

Fui ao lago 3 pegar algumas tilapinhas para utilizar de isca, mas acabei fisgando uma das pirararinhas que estão crescendo no local. Esta, fisgada com ração.
O amigo Felipe Henciso chegou para nos acompanhar e logo no primeiro arremesso pega um grande tambacu usando fígado de frango. Um pescador ao nosso lado fisgou uma pincachara usando salsicha.

Eu engatei um peixe grande na tralha leve usando queijo encostado na margem, mas a linha estourou e a boia ficou rodando pelo lago. O Lucas conseguiu recuperá-la e trouxe para a foto um forte jundiá-onça.
O amigo Luis Gustavo Comparini também fisgou um belo baguá utilizando como isca pedaço de tilapinha.
Nosso parceiro Felipe Souza chegou e já começou a capturar diversos exemplares de peixes de couro, e até uma matrinxã atacou o chuveirinho com massa de leite condensado.


Na parte da tarde, os tambacus começaram a se movimentar mais. Meu tio garantiu um exemplar fisgado pelo rabo após muita briga.
O William, pescando no outro lado do lago, pegou um belo curimbatá com salsicha de fundo.
Meu avô tirou um tambacu usando calabresa de fundo.
O sobrinho do Felipe Henciso garantiu mais um baguá no famoso fígado de frango.
Meu pai engatou um tambacu de bom porte usando ração. Além deste exemplar, vários outros foram fisgados pelo corpo, com direito a um exemplar de seguramente mais de 30 kg que se soltou após quase 50 minutos de briga.
O Felipe ainda fisgou algumas carpas e uma pirarara pequena usando salsicha ao lado do areador.
O José Amilton e seu filho, grandes amigos de Franca - SP, apareceram ao local para fisgar os peixes do lago 2 e capturaram diversos piauçus com ração na pinga e vara telescópica.
Meu avô, após perder alguns peixes de bom porte, retirou um belo "pretão" usando muçarela de fundo, que rendeu uma extensa briga. Eu segurei o peixe na foto.
Já estava anoitecendo quando o Felipe engatou um rei do lago usando salsicha na boia torpedo.
No horário propício, o Lucas arremessou um pedaço de muçarela na outra margem e também garantiu um redondo.
Não perdi tempo e armei duas varas com a fatal cabeça de tilápia e então veio a fisgada que eu tanto esperava. Como estava usando uma tralha de pincho, a briga se estendeu por cerca de meia hora, e tive que atravessar o lago e tirar o peixe no espraiado. Mas não há sensação melhor que entrar na água para retirar e soltar um exemplar.
Um pescador que estava no local fisgou mais um dos fortes jundiás-onça do lago usando salsicha próxima à margem.
Meu pai arremessou a última cabeça de tilápia que tínhamos encostado na margem oposta, enquanto guardávamos as tralhas. Um funcionário do pesqueiro estava atrás das pirararas e fisgou um peixe que correu para o meio. Então, meu pai também acerta a boca de um forte exemplar. Após muito esforço para não cruzar as linhas, um dublê encerra com chave nosso dia de pesca.

Abaixo um vídeo com alguns momentos e fisgadas realizadas durante a pescaria, espero que gostem.













Aproveitando, apresento-lhes nosso canal oficial no Youtube. Ainda estou organizando as coisas por lá, mas pretendo postar vídeos e matérias regulares.
Um abraço,
Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário